Naming

Naming

Naming - a primeira opinião que você tem de uma marca vem do nome.

Com um projeto de Naming, você vai garantir que a sua marca tenha um nome atraente, fácil de gravar e, capaz de posicionar você da maneira correta na mente do consumidor.

A cada minuto, surgem centenas de novas marcas disputando a atenção do seu cliente na tv, no caminho do trabalho e na web.

Neste cenário, ter um nome especial significa adicionar muitos cavalos de força à capacidade da sua marca de se destacar, e é o primerio passo para um lançamento de sucesso.

Para te ajudar com isso, nós utilizamos a metodologia criada pela agência de Naming Igor, do Vale do Silício. Conheça o trabalho deles clicando aqui.

Um projeto de Naming segue 4 fases de trabalho descritas a seguir:

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Classificação dos nomes do Mercado

A primeira etapa do projeto é um estudo dos principais players do mercado para separá-los em grupos, de acordo com as características dos nomes de cada um.

Em alguns mercados, irão prevalecer aqueles nomes Tradicionais, como sobrenomes.

Em outros casos, é comum encontrar nomes que explicam ou dão ideia do que a empresa faz, como Multiprint, para produtos de impressão, por exemplo. Esse grupo é conhecido por Nomes Funcionais.

Outro grupo é o de Nomes Inventados. Como o título diz, são palavras inventadas ou de outra língua, como grego, inglês ou latim. Exemplos de nomes assim são Zíper e Miojo.

O terceiro grupo é conhecido como Nomes Experimentais, os quais utilizam uma conexão direta com algo real, normalmente é usado de maneira literal, mas com um toque de imaginação. Alguns exemplos desse grupo são Safari (browser), Losango (financeira), Escala (editora).

O último grupo podemos chamá-lo de Nomes Evocativos. Esses nomes são desenhados para sugerir o posicionamento de uma empresa ou produto, em vez dos bens e serviços em si ou a experiência dos mesmos.

Também são baseados em experiências diretas, mas relevantes, marcando memórias, histórias e muitos níveis diferentes de associação. Alguns exemplos são Apple, Virgin (airlines) e Quem disse, Berenice?

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Estratégia de Naming

Não existe nome ideal.
Não existe só uma estratégia de nome correta.

O que existem são nomes mais ou menos potencial de memorização, mas tudo depende da estratégia que você vai utilizar.

Vamos supôr que, no seu segmento, a maioria dos nomes seja Funcionais, no entanto, o seu produto traz algo que significa uma ruptura nesse mercado.

Neste caso, um nome Evocativo bem planejado pode ser uma ótima estratégia para descolar a sua marca dos outros players.

Ou seja, seu nome pode ser tão diferente da categoria que você já cria uma expectativa de de uma experiência diferente desde o primeiro momento.

Mas, digamos que você tenha um ótimo produto que concorra diretamente com dois grandes líderes do mercado. Por ser menos conhecido, você quer deixar claro para o consumidor que é a melhor opção – depois dos líderes.

Nesse segundo caso, talvez um nome que siga o mesmo tipo de nome utilizado pelos líderes da categoria possa ser a melhor opção.

Nós vamos te ajudar a decidir a melhor estratégia para a sua marca dentro do seu segmento. Vamos levar em conta vários fatores, como concorrência e público-alvo, e, com a nossa experiência, você propor um nome capaz de gerar as associações que você deseja.

03

Desenvolvendo Nomes

Essa, sem dúvidas, é uma das fases mais divertidas do processo todo. Só tem um detalhe. O funil de validação jurídico que coloca na lata de lixo a grande maioria dos nomes gerados.

Ao fazer um projeto de Naming com a gente, você economiza horas e até dores de cabeça futuras, pois nós iremos te apresentar nomes que já passaram por uma análise jurídica preliminar.

Trabalhamos em parceria com escritórios de Marcas e Patentes que fazem uma análise junto aos órgãos competentes, dando um parecer técnico a respeito das chances de sucesso de um futuro pedido de registro de marcas e de domínios de internet.

04

Tomada de Decisão

Na última fase do projeto, vamos te apresentar duas ou três opções de nomes que passaram pelo funil jurídico e foram os campeões em mais de nove critérios de avaliação.

Durante a tomada de decisão, você e a sua equipe vão poder a ferramenta de avaliação e atribuir diferentes scores em cada item, que vão desde a sonoridade, facilidade de dicção, capacidade de posicionamento, entre outros.

Tudo isso garante que a sua escolha não será baseada em achismo ou gosto pessoal, mas em critérios matemáticos para eleger, de fato, o melhor nome para a sua marca.

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