Case Mandic

Nós ajudamos profissionais de TI a defender e aprovar projetos de backup na nuvem junto a boards exigentes e nem sempre amistosos. O resultado foi surpreendente!

Com mais de 20 anos de mercado, a Mandic Cloud Solutions é uma das principais empresas de Computação em Nuvem do Brasil.

Em suas 3 unidades: São Paulo, POA e RJ, a Mandic conta com mais de 200 Especialistas Cloud. Foi precursora do e-mail no país e atraiu importantes parceiros internacionais, como a Riverwood Capital e a Intel Capital, que fizeram expressivos investimentos.

No último quarter de 2014, a empresa contratou a Boyband como sua agência full service.

Neste período, desenvolvemos uma série de ações de Marketing, inclusive uma ampla estratégia de Inbound Marketing.

Para ilustrar o caso, vamos dar destaque especial a uma campanha criada para dar suporte ao processo de vendas da sua solução de Backup Online.

Contexto

Um levantamento global realizado pela Tata Consultancy Services, mostrou que 39% de todas as aplicações utilizadas pelas empresas na América Latina já estão rodando em cloud, um número bastante expressivo quando comparado a outras partes do mundo.

Mas, apesar dos números serem bastante animadores, a computação em nuvem ainda encontra algumas objeções no mercado enterprise, público-alvo da Mandic.

Desafio

As grandes e médias empresas podem mostrar receio em usar uma solução de Backup Online, principalmente em relação à confidencialidade das informações da empresa.

Os profissionais de TI já entenderam e não têm problema com isso, mas convencer os boards de decisão a adotar a tecnologia nem sempre é uma tarefa fácil.

Estratégia

Identificamos que o momento da apresentação para o board é uma das principais dores do profissional de TI, que nem sempre tem a personalidade mais expansiva.

Por isso a estratégia da campanha de Inbound foi desenvolver um conteúdo para dar os argumentos certos para o profissional enfrentar um verdadeiro "Shark Tank".

Para isso, usamos uma linguagem que não só convença a respeito da viabilidade do Backup Online, mas também ajude o TI a se posicionar como uma área estratégica nas decisões da empresa.

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INSIGHT

Se você já participou de uma reunião dessas, sabe que não é fácil enfrentar um grupo de profissionais mais sênior, ainda mais sabendo que provavelmente terá resistência ao projeto.

Por isso, encontramos uma analogia divertida deste tipo de reunião com o Brazilian Jiu-Jitsu, onde o adversário vai tentar derrubar seus argumentos e te imobilizar na reunião.

Solução

A partir deste insight criativo, propusemos a criação de uma peça de Marketing de Conteúdo com seguinte tema:

Backup Online Faixa Preta.

6 argumentos para você finalizar qualquer pessimista e migrar o backup da empresa para a nuvem.

Para dar personalidade ao conteúdo, exploramos na redação as principais objeções que um executivo do C level poderia utilizar na reunião sempre relacionando com movimentos do Jiu-Jitsu. As ilustrações internas e de capa acompanharam a mesma linha.

A ideia foi diferente e um tanto arriscada, já que tradicionalmente o mercado enterprise não produz materiais tão lúdicos. Mas se mostrou bastante efetiva.

Resultados

O número de leads qualificados adicionados ao pipeline de vendas pelo time de Marketing para o produto aumentou 287% em relação ao semestre anterior.

Além da quantidade, a qualidade dos leads também aumentou. O valor das propostas no mesmo período aumentou 315%.

O e-book agora é uma oferta de conteúdo permanente no site da Mandic e parte importante na jornada de compra do Backup Online no mercado enterprise.

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