Agência de Publicidade em Londrina: tudo o que você precisa saber antes de contratar uma.

Como escolher uma agência de publicidade em Londrina?

O “cardápio” é bastante amplo: Agência de Publicidade, Comunicação 360º, Agência Digital, Agência de Design…

Com tantas opções, é comum que surjam dúvidas na hora de escolher o fornecedor ideal para a sua empresa.

Pensando nisso, nós criamos um guia com estratégias para você avaliar e escolher uma agência de publicidade. Submetendo os concorrentes a estas análises, você vai poder encontrar e escolher um parceiro exatamente às características do seu projeto e aumentar muito as suas chances de sucesso.

 

Confira abaixo as nossas dicas:

 

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Analise o portfólio e converse com os clientes da agência de publicidade.

Esse pode ser o ponto inicial na sua procura por uma agência. Caso você ainda não queira estabelecer contato imediato com possíveis fornecedores, procure a resposta no local mais óbvio: no site das agências.

Muitas delas têm o cuidado de mostrar cases e portfólio em seus sites, incluindo resumos mais detalhados dos resultados já obtidos.

Nesse sentido, caso conheça algum dos clientes já atendidos pela agência de propaganda, converse com ele e analise seu nível de satisfação (ou insatisfação) com a empresa.

Você também pode pedir para a própria agência alguns contatos de referência. Não tenha medo ou vergonha! Networking é a base de qualquer negócio e as agências maduras não têm medo da opinião de seus clientes – muito pelo contrário, são entusiastas dessa prática, pois têm boa reputação.

 

Procure saber qual é o background da agência de Marketing e dos seus profissionais

Além da lista de clientes, verifique os segmentos atendidos pela agência de marketing que você está avaliando. Afinal, um fornecedor que atende clientes do seu ramo de atuação já possui mais conhecimento e experiência do que uma agência que nunca atendeu.

 

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Mensure a capacidade estratégica da agência que você está contratando.

Mas não foque apenas na cartela de clientes: verifique os resultados obtidos. Quando uma agência te despertar interesse devido a um determinado case, converse com ela e entenda o trabalho desenvolvido.

 

Para encontrar a melhor agencia de publicidade e propaganda, defina previamente os resultados que você espera alcançar.

É muito importante que você também tenha em mente o resultado que deseja: aumento de ligações, fidelização de clientes já atendidos, otimização da pós-venda, atração de novos clientes, aumento de vendas no seu e-commerce,  e etc..

É claro que você pode ter mais de um objetivo, mas colocar prioridade é muito interessante, pois permite mapear as agências de publicidade por especialidade/know-how.

 

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Saiba qual é o perfil de agência de publicidade ideal para você.

Assim que você compreendeu, de fato, as suas necessidades e interesses, procure agências por suas expertises. Por exemplo:

Agência de design: desenvolvimento de embalagens, materiais gráficos complexos e afins.

Agência web: especialista em websites, hotsites e similares.

Agência digital: em geral, tem foco em mídias sociais.

Agência de publicidade: serviços e ações para varejo e campanhas de comunicação para diversos tipos de mídias.

Agência 360°: Faz todos os serviços listados acima, podendo ser a agência única de uma empresa ou marca, atendendo toda as suas demandas de marketing e comunicação.

 

Saiba exatamente qual é o SLA que a agência de publicidade oferece aos seus clientes.

Atente-se também para processos burocráticos do contrato com a agência de publicidade.

O SLA (Service Level Agreement), é a formalização dos termos em que a agência de publicidade vai atender seus clientes em casos específicos. Isso é muito importante se você estiver negociando um fee mensal. Conhecendo o SLA, você consegue solucionar algumas dúvidas de antemão, como por exemplo: em quanto tempo a agência de propaganda responde a uma alteração solicitada? Ou então: qual o prazo médio de entrega para uma criação específica solicitada?

 

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Conheça a fundo a política de preços da agência.

Como você imagina, o segmento de agencias de publicidade em Londrina tem diversos custos diretos e indiretos inerentes à operação, como o desconto padrão de agência, a política de remuneração em orçamentos e produções intermediadas pela agência, licenças de softwares, custos com alimentação, deslocamentos, compra ou produção de imagens, remuneração de fornecedores terceiros, a exemplo produtoras de vídeo, etc..

Compreender todos os custos envolvidos faz com que você tenha uma visão panorâmica do projeto e entenda o valor do seu investimento em propaganda.

 

Visite as agências de publicidade de Londrina.

É elementar, mas não podemos nos esquecer: visite seus possíveis fornecedores. Afinal, nada se compara a ver na prática como a sua futura agência de propaganda funciona.

Mesmo seguindo todos os critérios que já listamos acima, os profissionais irão trabalhar com a sua marca e com o intangível. Um bom aperto de mão e olho no olho podem fazer toda a diferença na relação!

 

Submeta as agências de publicidade a uma análise de concorrência justa.

Por fim, se restarem dúvidas, você pode estabelecer uma análise de concorrência entre as agências de sua preferência (como se fosse um processo de licitação).

A Associação Brasileira de Marketing Direto estabelece algumas diretrizes interessantes para esse tipo de disputa de mercado. Clique aqui para saber mais detalhes.

Luciana de Castro

Antes de jornalista, apaixonada por palavras, frases e expressões. Marketing, redes sociais, cinema, moda e gastronomia compõem seu universo – mas nele há mais, muito mais. É redatora da Boyband Comunicação.